24.6 C
Amambai
domingo, 28 de abril de 2024

Dengue

2007-01-30 13:49:00

               Todo cuidado é pouco quando se trata de evitar uma epidemia. O Mato Grosso do Sul está sendo notícia nacional devido ao surto de Dengue, que vem se alastrando desde o ano passado e já computa duas mortes nesse ano de 2007. O governo federal já avisou que não vai aumentar a verba para o Estado combater o mosquito transmissor, então cada município vai ter que fazer a sua parte e a população colaborar. A luta é de todos!

                Em Amambai, apesar dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, mostrar que não existe risco de epidemia, mas mostra alguns casos suspeitos sendo analisados. Já no âmbito do Estado, Mato Grosso do Sul concentra 74,4% das 8.974 notificações de dengue registradas no Brasil até o dia 25 de janeiro, sendo que a grande maioria é em Campo Grande.

                A Dengue, a população já sabe, é transmitida pelo mosquito Aedes Aegipty, que surge e prolifera em águas paradas em pequenos recipientes como latas velhas, pneus velhos, etc… Portanto todo cuidado é pouco. Nas calhas das nossas casas são um dos locais mais propícios para o mosquito. Muitas vezes entupidas, a água fica armazenada, e quando se vê, o mosquito está invadindo as casas. 

A preocupação em relação a Dengue em Amambaí aumenta com a situação da limpeza da cidade. Com as intensas chuvas que caíram nos últimos dias, é visível o matagal que toma conta de alguns terrenos baldios e até na frente de algumas casas. Além de causar um aspecto de desleixo à cidade, a sujeira é propícia para insetos e animais peçonhentos e, no caso em questão, a Dengue que se alastra Estado afora.

                Em Amambai, a Dengue ainda, graças a Deus, não fez nenhuma vítima fatal, mas no Estado já foram duas vítimas fatais esse ano, o que já serve de alerta. Cada um tem que fazer a sua parte, começando pelo Poder Público, e aí vai um recado para a Secretaria de Serviços Urbanos do município para manter a cidade limpa, e cada morador cuidar da limpeza do seu terreno, da frente de suas casas, e cobrar para que o vizinho também faça o mesmo. Cidade mais limpa, menos risco de doenças. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete